Institucional

Nossa História

Visando suprir a carência de instituições de ensino superior em Feira de Santana, o Diretor Presidente Professor Jodilton Souza começou, em 2001, uma história que viria a mudar o desenvolvimento econômico e social do município: a implantação de uma faculdade particular de qualidade.

Nesse contexto, surge então a Faculdade Nobre de Feira de Santana – FAN, em 2001, com a proposta de inovar em educação superior e oferecer para moradores de Feira e região a oportunidade de fazer uma graduação sem precisar se deslocar para cidades mais distantes.

O primeiro curso a ser implantado foi o de Serviço Social, com aproximadamente 50 alunos. As aulas eram realizadas em turno oposto ao que funcionava o Colégio Nobre, instituição de ensino fundamental e médio fundada em 1976 também pelo Grupo Nobre.

Em seguida vieram os cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Enfermagem. Com o passar dos anos, alguns cursos foram desativados e muitos outros foram implantados. Atualmente, 9 cursos compõem a cartela de opções da Faculdade Nobre: Biomedicina, Direito , Educação Física, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Além da graduação, são oferecidos também pela Faculdade Nobre os seguintes cursos de pós-graduação: Perícias Forenses, Treinamento Esportivo, Saúde Estética Multiprofissional, Automação e Controle Industrial, Fisioterapia Respiratória, Auditoria de Serviço de Saúde, Análises Clínicas e Toxicológicas e Gestão Empreendedora da Inovação e Interatividade.

No ano de 2017, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma lista das faculdades consideradas excelentes e, nesta lista, o curso de Direito aparece com nota máxima e com a classificação de Melhor Curso do Brasil. Ainda no mesmo ano, Psicologia da FAN foi considerado o Melhor Curso da Bahia, entre todas as faculdades.

Já em 2018 foi a vez de Educação Física conquistar o título de Melhor do Brasil. Em todos esses títulos, a atuação dos estudantes no Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade), a qualidade do corpo docente, a infraestrutura e a organização didático-pedagógica são alguns dos fatores contribuintes para o sucesso da instituição.

A história da Faculdade Nobre está longe de terminar. Com resultados de excelência, mais de 90% de Mestres e Doutores no seu quadro de professores, infraestrutura adequada e metodologias de ensino inovadoras, a FAN se prepara para aperfeiçoar ainda mais qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação.

Missão

A Faculdade Nobre tem como meta educar seus alunos para que eles se desenvolvam, primeiramente, como cidadãos e profissionais capacitados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O corpo docente da FAN busca desenvolver em seus alunos, uma consciência crítica para que eles se sejam profissionais de espírito empreendedor, comprometidos com os problemas sociais da comunidade e do meio-ambiente.

Visão

Assim, a FAN visa o pleno desenvolvimento de seu corpo discente, viabilizando a transformação da sociedade na qual está inserido. A FAN contribui com as finalidades da educação no sentido de estimular a criação, o desenvolvimento científico e o pensamento reflexivo.

Valores

Além disso, a instituição incentiva o trabalho de pesquisa, suscitando em seus alunos, o desejo permanente de aperfeiçoamento.

Conecte-se com a FAN

FAN